Durante o Trabalho de Formação Contínua realizada pela Associação Missionários da Santíssima Trindade na unidade escolar CEDIN Castanheira entre seus colaboradores foi discutido algumas teorias e a importância dos “cantinhos” preparados para leitura, e o quanto isso influencia no ensino aprendizagem das crianças.
O “cantinho da leitura” é um assunto que muitos professores da educação infantil já ouviram falar ou adotaram em sala de aula.
Como o próprio nome já diz, o cantinho da leitura é um lugar reservado à leitura de contos, de gibis, de revistas, além de livros de pintura, de desenho, ou seja, diferentes gêneros textuais.
É importante que o canto seja esteticamente planejado e convidativo, que tenha elementos de acordo com a faixa etária e esteja ao acesso das crianças durante todo o dia.
No caso das crianças maiores é fundamental que o professor forme esse ambiente com a ajuda deles, para que desde o início haja uma interação com o local e também entre professor-criança e criança-criança.
Se houver espaço e meios, o professor pode colocar almofadas no local ou puffs. De forma para que as crianças se sintam mais à vontade, ajudando em desbloqueio à leitura.
O cantinho da leitura será encarado como um momento para relaxar, e as crianças estarão aprendendo sem que percebam.
O cantinho da leitura é importante desde o maternal, porque mesmo que a criança ainda não saiba ler, o aspecto visual chamará sua atenção e produzirá uma leitura óptica, ainda mais se for de um livro que o professor já tenha lido em sala. O consciente da criança trará a história à sua memória e ele poderá contá-la por meio das imagens.
No final do momento destinado à leitura, o educador pode convidar dois ou três alunos para contar a história que leu.
Essa proposta produzirá hábito de leitura, interação entre as crianças, aprendendo coletivamente respeito (silêncio quando o colega estiver lendo ou contando a história), noção de tempo (há tempo para brincadeiras, há tempo para relaxar, para ler, para conversar, etc).
Com o Cantinho da Leitura podemos:
– Promover a integração do grupo, a socialização dos alunos e o desenvolvimento das habilidades linguísticas.
– Melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas através da leitura.
– Ampliar o repertório literário.
– Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos.
– Incentivar a prática da leitura extra sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
– Despertar habilidades de ler, interpretar e expressar nas diferentes áreas do conhecimento.
– Incentivar a leitura e a criatividade, visando desenvolver as potencialidades de comunicação.
A partir daí vamos pesquisar e usar boas práticas para enriquecer os cantos de leitura nas salas de aula.