A reciclagem, além de uma necessidade é um ato de cidadania que certamente contribuirá para melhorar as condições de vida em nossa escola, bairro e comunidade e consequentemente em nosso planeta. E para tal torna- se necessário contextualizar a pesquisa e sua evolução ao longo do trabalho.
Pequenas atitudes tomadas diariamente por um grande número de consumidores conscientes, podem fazer a diferença no futuro. Por ser parte integrante dessa sociedade torna se necessário que a Escola ofereça meios para as crianças criarem uma consciência crítica comprometida com o meio ambiente. É possível ensinar as crianças desde pequenas a não desperdiçarem os recursos naturais, direcionando os produtos sem serventia para reciclar. Meio Ambiente e reciclagem é o que tem se falado nos últimos tempos, que não podemos isso, que não podemos aquilo, mas o que temos feitos para melhorar o nosso planeta? A importância de como educar para preservar, a criança está sendo formada para ser um cidadão ativo no meio ambiente, a sustentabilidade ambiental é para longo prazo, significa cuidar de todo sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.
Através da reciclagem é possível diminuir a poluição do ar, da água e solo, um grande esforço por menor que seja feito já é um grande impacto para o planeta, a educação ambiental é um processo contínuo, mudar os hábitos não é nada fácil. Por isso dá importância de pequenos atos em nossas casas e escolas e comunidades, a preocupação de trabalhar questões relacionadas ao meio em que está inserida de forma participativa, capaz de interagir, reelaborar, transformar e agir no meio em que vive. Se educarmos nossas crianças hoje, serão cidadãos conscientizados para gerações futuras.
Na Unidade CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende, está sendo desenvolvido o valor pela reciclagem diariamente, o respeito pelo meio ambiente e a conscientização das famílias através de folder e vídeos postados nas redes sociais da Unidade.
Nosso Centro De Reciclagem esta sendo utilizado pelas professoras e educadoras para a confecção de objetos para a interação nas atividades remotas.