Escolas de Educação Infantil de São José dos Campos investem na formação dos profissionais para o processo de Transição entre Educação Infantil e Ensino fundamental.
A Transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos.
Essa transição é um momento que desperta muita angustia nas famílias e expectativas nas crianças, por isso o professor precisa abrir espaço para que todos os envolvidos compartilhem ideias, sentimentos e informações sobre a nova etapa da educação.
Faz se necessário escutar a criança para saber o quê e como pensa ser a escola do Ensino Fundamental, ela revelará suas expectativas sobre o desconhecido e o que ele provoca, como sentimento de medo e insegurança.
Sendo assim é responsabilidade ressignificar e tranquiliza-las em relação ao próximo ano:
Ampliar e estreitar a comunicação com a instituição do Ensino Fundamental;
Envolver a criança em propostas que favoreçam a escuta, o acolhimento, ampliando seu conhecimento sobre o novo;
Envolver o professor dos dois segmentos (EI e EF) em ações que apoiem a criança;
Envolver e inserir a família/ Conselho de Escola para que participem atuantes neste contexto;
Promover estratégia e abordagens variadas para que a Transição atenda a diversidade de criança e família;
Registra ações de articulação e efetivação deste processo, a fim de documentar e socializar está temática a toda comunidade escolar.
É papel da Instituição de Educação Infantil inserir a FAMÍLIA neste processo, promovendo situações em que possa conhecer, discutir e refletir sobre as especificidades da criança e suas expectativas sobre o novo. É importante que a família evidencie a sua contribuição neste momento, por meio de ações, como:
Acolher as expectativas da criança;
Cuidar dos anseios dela, apresentando aspectos positivos deste novo momento;
Participar das reuniões dos dois segmentos (EI/EF);
Valorizar o que a criança já sabe, ressaltando suas aprendizagens e conquistas.
Para apoiar a transição, o PROFESSOR de Educação Infantil tem o importante papel de abordar com a criança a transição, provocando-a a expor suas ideias e sentimentos, trazendo à luz o desconhecido. O professor auxilia a criança a ressignificar este momento ao promover ações, como:
Conversa e Assembleia;
Visita em instituição do EF;
Entrevista com crianças e/ou professor do EF
Comunicação entre os segmentos (EI/EF) por meio de carta, e-mail, chamada de vídeo, desenho, entre outros.
Neste processo de transição o professor tem a função de monitorar as aprendizagens e o desenvolvimento da criança, refletindo sobre as práticas pedagógicas, objetivos e documentação.
É imprescindível que o professor construa registros das experiências vividas pela criança, dando a ela, a sua família e aos professores do EF visibilidade e evidência das aprendizagens construídas para que haja continuidade deste processo no próximo ano.
Se faz necessário que o professor:
● Compartilhe informações das aprendizagens e do desenvolvimento da criança, por meio de relatório/portfólio ou de outro instrumento;
● Ressalte no registro os relacionamentos e amizades, bem como seus interesses, talentos e investigações particulares;
● Evidencie o seu percurso, suas singularidades, seu progresso e suas necessidades especiais.
Considerando as colocações acima, desejamos que a acolhida e transição de nossas crianças aconteçam de forma tranquila, elaboramos este plano de ação com algumas possibilidades para que este momento de grandes expectativas por parte de todos os envolvidos.
A criança ao longo da Educação Básica vai constituindo seus saberes continuamente e progressivamente, esta ideia nos ressalta que a Educação Infantil tem seus próprios objetivos e propósitos, ampliando assim seus repertórios e suas experiências nas diferentes linguagens. As aprendizagens conquistadas pela criança ao longo da EI terão grande valor e apoiarão a sua entrada no Ensino Fundamental.